Portal da Fraternidade Maçônica

Oh, Quão bom e Quão suave é que os Irmãos vivam em união! … (Salmo 133)

XVII Jornada Maçonica

A Jornada Maçônica de São Paulo é um Evento Cultural Maçônico.
Criada no ano de 1.996, sob a denominação de Jornada Maçônica da Zona Leste.

O evento cresceu, varou as fronteiras da cidade e hoje recebe maçons de outros estados. Atualmente ela acontece no Campus da Uni Sant´Anna, na Zona Norte de São Paulo.

Seu objetivo é reunir Maçons, respeitando a Universalidade da Maçonaria, independente de suas Obediências ou Potências, para que os Irmãos possam discutir diversos assuntos ligados à Ordem.

Trabalhando à Bem da Pátria, da Família e da Humanidade, sob a égide da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, com o auxílio e a proteção de Deus, que é o Grande Criador dos Mundos, o Grande Arquiteto do Universo.

Este ano esperamos um público superior a 500 participantes e 30 palestras. Um ótimo espaço para troca de conhecimentos e fortalecimento do networking. Além disso, como em todos os anos, estarão disponíveis produtos e serviços prestados por empresas de irmãos da Ordem.

Para se inscrever clique aqui.

Para submeter sua proposta de Palestra para análise clique aqui.

Jornada e amplie seus conhecimentos. Divulgue o evento.

Saiba quem confirmou a participação no Facebook da XVII Jornada

Você também pode ver algumas fotos da XV Jornada Maçônica.

Palestras – Programação

 

Data e Local

Data
30/09/2012 (Domingo)

Horário
8:30 – 18:30

Local
UniSant’Anna
Rua Voluntários da Pátria, 257 Santana
CEP 02011-000 – São Paulo – SP

Exibir mapa ampliado

20 de AGOSTO – DIA DO MAÇOM

À GLÓRIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

       Aos meus Irmãos Saúde Força e União!

       Pela passagem memoriável do DIA DO MAÇOM, em 20 de Agosto, ratificamos nossos ideais e princípios de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE, ao mesmo tempo em que, fortalecemos o nosso SAGRADO SENTIMENTO DE UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS, que nos vivifica num fraterno e caloroso abraço.

Nesse sentido é que a nossa aliança se fortalece no bem que se vislumbra entre os Homens de Bons Propósitos e que perseguem incansavelmente à Perfeição.

Trata-se de Seres Humanos preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo.

Na certeza de que pregaremos sempre o DEVER e o TRABALHO e dedicaremos no mesmo tom especial atenção à manutenção da FAMÍLIA, ao bem estar da SOCIEDADE; à defesa da PÁTRIA e o culto ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

E assim nos acolhemos uns aos outros e crescemos nos preparamos para SERVIR.

Parabéns a você, inicialmente que busca entender a FILOSOFIA MAÇÔNICA que nos mantém UNIDOS!

Parabéns à você, Irmão de alguns anos, nessa estrada de Mistérios onde nos deparamos com o desvendar do quão imperfeitos somos numa ESCOLA tão PERFEITA!

Parabéns à você, Irmão “ANTIGO”, onde metade de sua vida é observada no INTERIOR DA SUBLIME ORDEM, onde o que aprendeu nesta Faculdade lhe transporta sempre de volta a condição HUMILDE DE APRENDIZ!

       Parabéns à todos vocês meus Queridos e Amados Irmãos que acreditam neste meio de aprender, que continuam atuantes, incansáveis e presentes, perpetuando a Sublime Ordem Maçônica, desejando o convívio de um FILHO e do melhor AMIGO, fortalecendo as COLUNAS e fornecendo um nova matéria neste iluminado curso preparatório, onde entendemos que o
convívio; viver em união, é a primeira e mais difícil prova que temos que transpor; o meio é INICIÁTICO, o caminho é a ORDEM MAÇÔNICA.

Desejo a toda Família maçônica um Fraternal e Sincero Abraço.

Salve! Salve! Salve! O DIA do MAÇOM. 

IRMÃO – EDEMAR FRONER. 

Convite reinauguração sede GOB-SE

O Grande Oriente do Brasil – Sergipe, na pessoa do Eminente Grão-Mestre LOURIVAL MARIANO DE SANTANA, tem a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família, para abrilhantarem com suas presenças a reinauguração da Sede do Poder Central Estadual da Maçonaria Sergipana, no dia 20 de agosto, Rua José Sotero, 361 – Bairro 13 de Julho – Aracaju/SE.

Programação:

Sede do GOB-SE
20h – Hasteamento do Pavilhão Nacional
20h30 – Descerramento de Placas alusivas

Iate Clube – 21h
- Coral Maçônico “Canto Fraterno”,
- Lançamento do Livro “Um grande líder” do escritor Cleiber Vieira Silva
- Coquetel.

Lourival Mariano de Santana      -              Clairton de Santana
Eminente Grão-Mestre             -          Poderoso Grão-Mestre Adjunto

GOB-SE E BODES DO ASFALTO CULTUANDO AMOR AO PRÓXIMO

 

 

DOE SANGUE– DOE VIDA

O Grande Oriente do Brasil – Sergipe e o Moto Clube Bodes do Asfalto – Facção  Aracaju pedem a todos os irmãos motociclistas, familiares e amigos que participem de mais uma campanha.

Faça a sua doação de Sangue até 31 de agosto de 2012.

Para tal basta chegar no Hemose e informar que a doação é para a Campanha da Maçonaria.

Hemose Hemocentro – Av. Pres. Tancredo    Neves, 7701

Abraços,

Alberto Jorge MESQUITA da Costa
Coordenador MCBDA – Facção Aracaju/SE

Caixas Postais Digitais


O Grande Oriente do Brasil disponibilizou para as Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas uma caixa postal digital, esta caixa postal passa a ser um e-mail oficial criado inicialmente para receber correspondências eletrônicas enviadas pelo GOB.
.
Este e-mail especial é exclusivo de cada Loja para Recebimento de informações do GOB e entidades vinculadas; portanto, nesta fase inicial, por motivo de segurança e controle, não estará ativo o envio de e-mails, devendo ocorrer pelas formas tradicionais de acordo com o RGF.

Para mais detalhes acesse: http://www.gob.org.br

Grão-Mestre Geral do GOB Completa 67 Anos

Hoje (11/08/2012) é uma data especial para o Grande Oriente do Brasil, pois o Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão Marcos José da Silva, comemora o seu 67º aniversário.
.

.

Durante este ano, o Soberano Irmão esteve a frente de todos os eventos realizados pelo Grande Oriente do Brasil, visitou quase todos os Grandes Orientes Estaduais e várias Lojas pelo Brasil.
.


.

Toda a Família Maçônica e os funcionários do GOB parabenizam o Soberano Irmão pela data e desejam muita saúde, paz e sucesso até agora alcançado em sua gestão.
.


.

João Antônio
Secretaria Geral de Comunicação e Informática

MAÇONS – QUE GENTE ESTRANHA É ESSA?

MAÇONS – QUE GENTE ESTRANHA É ESSA ?

É gente de conteúdo interno que transcende a compreensão medíocre, simplória. É gente que tem idealismo na alma e no coração, que traz nos olhos a luz do amanhecer e a serenidade do acaso. Que tem os dois pés no chão da realidade. É gente que ri, chora, se emociona com uma simples carta, um telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.

É gente que ama e curte saudades, gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais, admira paisagens, escuta o som dos ventos. É gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternura, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si.

É gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastantes que sejam.

Gente que semeia, colhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.

É gente muito estranha os Maçons!

Gente de coração desarmado, sem ódio, sem preconceitos baratos ou picuinhas. Gente que fala com plantas e bichos, dança na chuva e alegra-se com o sol.

Eh!! Gente estranha esses Maçons.

Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece. Gente que ao cair, se levanta, com a mesma energia das grandes marés, que vão e voltam.

Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão.

Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independentes das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial, o presente como luz e o futuro como meta.

São estranhos os Maçons!

Cultuam e estudam as Sagradas Tradições como formas de perpetuar as leis que regem o Universo, passam de geração para geração a fonte renovadora da sabedoria milenar.

São fortes e valentes, e ao mesmo tempo humildes e serenos.

Com a mesma habilidade que manuseiam livros codificados de sabedoria, o fazem com panelas, objetos e outros artefatos.

São aventureiros e ao mesmo tempo criam raízes, inventam o que precisa ser inventado. Fazem suas próprias histórias.

Falam de generosidade em exercício constante.

Ajudam os necessitados com sigilo e discrição.

Conduzem a prática desinteressada e oculta da caridade e do amor ao próximo.
Interessante essa gente, esses Maçons!

Obrigam-se nas tarefas, de estudar a Arte Real, de evoluir, de amar e dividir.

Partilham da mesa do rei e de um amigo menos abastado com mesmo sorriso enigmático de prazer e sabedoria que iluminava a face de seus ancestrais.

Degustam um pão feito em casa, com a mesma satisfação que o fazem em um banquete cinco estrelas. Amam em esteiras e em grandes suítes, desde que estejam felizes, pois ser feliz e levar felicidade, é sempre a única condição dessa gente estranha.

É gente que compra briga pela criança abandonada, pelo velho carente, pelo homem miserável, pela falta de respeito humano.

É gente que fica horas olhando as estrelas, tentando decifrar seus mistérios, e sempre conseguem!

Agradecem pelas oportunidades que a vida lhes dá.

Aliás, essa gente estranha agradece por tudo, até pela dor, que tratam como experiência.

Reúnem-se em Escolas Iniciáticas que chamam de Lojas, para mutuamente se bastarem, se protegerem, se resguardarem, para resgatar valores, e estudar muito.

Interessantes são os Maçons!!!

Mas interessante mesmo é a fé que os mantêm vivificados ao longo de tantos anos!

Abençoada essa estranha gente!

É dessa estranha gente, que o Grande Arquiteto do Universo precisa para o terceiro milênio.

Autor: Irmão Reinaldo Amadeu
ARLS Acácia de Apiaí/SP